Thursday, February 19, 2009

Certificações

Depois de fazer o teste do IELTS, passei a dar mais importância à questão de certificação profissional como um veículo para entrar no mercado de trabalho. Mercado esse seja no Canadá ou não.

Como mencionei no post anterior, sou formado em Engenharia. Porém como essa é uma profissão regulamentada pelo governo, o meu diploma nada vale no Canadá. Existe um processo de reconhecimento do diploma Brasileiro no Canadá, porém é um processo trabalhoso, leva tempo e não creio que o resultado final seja totalmente satisfatório.

Para aumentar minhas chances, decidi investir em certificações reconhecidas internacionalmente.

1) Project Manager Professional do PMI.org. É uma certificação mundialmente reconhecida e além de reforçar e fixar conhecimentos práticos, abre muitas portas ao profissional certificado.
Os pré-requisitos não são simples. Além de 4500 horas na função de gerenciamento ou coordenação de projetos, são necessárias 35 horas de treinamento formal em uma instituição autorizada pelo PMI. Segue um sumário:
Description: This advanced certification is for project management professionals with extensive experience. The qualifications and testing are rigorous, making this a widely respected certification. The PMP experience and exam requirements focus on five process groups: Initiating, Planning, Executing, Controlling, & Closing.
Requirements:
* A bachelor's degree and 4,500 hours of PM experience in the five process groups, OR, a secondary school diploma and 7,500 hours of PM experience in the five process groups.
* 35 contact hours of classroom instruction that relate to project management objectives. Several types of courses fulfill this requirement.
* Supporting Documentation is required for the above qualifications.
* Pass the PMP exam, which consists of 200 multiple-choice questions to be completed in 4 hours.
Costs: PMI membership costs $100. Certification fees are $555 for non PMI members and $405 for members.
Recertification: You must maintain continuing certification requirements consisting of 60 Professional Development Units (PDU). Usually, one PDU is earned for every one hour spent in a planned, structured learning experience or activity.

2) Cisco Certified Network Associate: Esse é um pouco mais simples, não exige pré-requisitos técnicos e é entry level para os outras certificações Cisco, porém dá também o reconhecimento necessário para conceitos básicos de IP e elementos de rede. Seguem os requerimentos do site da Cisco.

Ainda estou pensando on ITIL, mas preciso colher mais informações a respeito.

Depois escrevo mais. Se alguém tiver mais alguma e queira compartilhar, be my guest.

5 comments:

Unknown said...

Eu não acho que você deva desistir de validar o diploma. Já li alguns casos e eu, como futura engenheira, farei de tudo para validar o meu. Mesmo que não assinemos projetos, mostrar que houve empenho e que é da ordem dos engenheiros com certeza abrirá portas, a não ser que queira mudar de área...

Taty

Der Doppelgänger said...

Oi Taty. Obrigado pela visita e pela dica. Vou sim reconhecer o diploma, mas isso é só quando eu estiver lá. É que as certificações são possíveis de serem feitas já e aqui.

Anonymous said...

Doppelgänger, tudo bem?

estou seguindo teus posts, comecei hoje, vim através de outro blog(terrasestranhas.blogspot)

você conseguiu validar teu diploma? acha mesmo que certificações trazem diferencial para o canadá?

eu tenho graduação e mestrado na área de TI(redes/segurança) mas não tenho certificados.

voce poderia me dizer algo sobre empregos nessa área? tua experiencia? vi que também trabalha na área.

tenho 34 e estou com muito medo de enfrentar esse desafio. sou casado, sem filhos e tenho esposa com perfil academico idem.

obrigado!

Der Doppelgänger said...

Antônio, obrigado pela visita.

O grande ponto é voce poder ser reconhecido profissionalmente onde quer que voce vá. Voce pode dizer que é formado em TI pela Poli-USP e também que voce é um JNCIE Juniper ou CCIE Cisco.
No caso da Poli, voce terá que reconhecer o seu diploma no Canada. Que é um processo caro e demorado.
Já as certificações mencionadas são reconhecidas internacionalmente e não necessitam de explicações adicionais.
Caso a sua profissão não seja regulamentada, sugiro que vá pelo caminho mais curto das certificações reconhecidas internacionalmente e quando estiver lá, faça a reconhecimento do diploma.
Dessa maneira voce continua a trabalhar em paralelo e não tem que esperar um processo demorado.
É o que eu estou fazendo.

Um abraço,

der doppelgänger

Aurora Borealis said...

Doppelgänger, tudo bem?

Muito bacana os seus posts. Eu acompanhei seu blog um tempo atrás, e depois começou a acumular no meu google reader....

Cheguei no seu post hoje via Google e fiquei na dúvida. Você chegou a completar a certificação PMI? Caso positivo, você fez no Brazil ou já no Canada?

Eu moro em Toronto e estou pensando em me certificar, só que minhas horas de experiência são no Brasil. Não sei se isso irá dificultar o processo e cair na auditoria. Você tem essa informação?

Muito obrigado,

Abraços