Sunday, January 30, 2011

Viagem para Vancouver - Empacotamento e Embarque

Primeiro post depois da viagem. Ando muito ocupado aqui em Vancouver acertando as coisas. Vou postar aqui o que aconteceu, mais ou menos em ordem cronológica.

Empacotamento:
Comprei 5 caixas de papelão reforçado 50cm x 50cm x 50cm na CaixasNet em São Paulo. Depois que fizemos a rapa de doações de coisas velhas em casa, acabaram ficando 3 caixas com 29kg cada uma para levar agora. Isso fora 3 malas grandes despachadas e 3 malas de mão. Entre o empacotamento dos itens, fui montando a lista de personal effects. Uma para os itens que estava levando e outra para os itens que seguirão no futuro na próxima viagem ou via cargo. Montei a lista numa planilha Excel mesmo de maneira bem simples, agrupando os itens quando possível. Segue um link para a planinha que em montei. Basta baixar e aplicar os filtros para os itens "Accompany" e "Follow".
Os eletrônicos acabei listando item a item com os seus devidos números de série para não haver problemas de impostos e/ou alfândega. Para quem se preocupa muito com essa lista, procure usar a seguinte metodologia. "Com o que a alfândega canadense pode criar caso?". Suas cuecas velhas? Forget about it, com certeza não. O seu laptop? Talvez sim, então vai para a lista.

Embarque:
Dia 11/01 (Terça) tomamos o vôo da Air Canada para Toronto. De lá tomamos outro vôo que só sairia no final do dia 12/01 para Vancouver.
Quem estava em São Paulo na Terça vai lembrar do dilúvio bíbilico que se abateu sobre a pobre cidade naquela manhã. A cidade praticamente parou nesse dia por causa das inundações nas marginais do rio Tietê. A consequência disso foi que o rodízio foi suspenso, as rádios pediam para as pessoas não sair de casa e praticamente não havia trânsito na Terça de tarde pois todo mundo resolveu de fato ficar em casa. Adiantei a van para umas 16:00 (o vôo era 22:30) e como a chuva tinha dado uma trégua e não havia trânsito algum, chegamos ao aeroporto rapidamente às 16:45.
De lá entramos na fila do check in e já emiti os bilhetes de embarque nas máquinas que ficam ao longo da fila. A fila mesmo só serviu para despachar as caixas (devidamente seladas com aquele plástico no aeroporto) e as bagagens. As malas foram simplesmente colocadas na esteira e lá se foram. As caixas nem foram pesadas e também lá se foram pela esteira. Se eu tivesse levado umas 5 caixas com 50kg cada, ninguém teria falado nada.

Bem, daí apareceu a primeira surpresa. A minha esposa é Portuguesa e tem igualdade de direitos no Brasil. Por esse motivo ela não tem mais o RNE e sim um RG. No check in, o atendente da AC viu o passaporte Português dela e perguntou: "Preciso de um documento que indique que ela está legal aqui no Brasil.". Nessa hora eu gelei. Ela é uma estrangeira e precisa comprovar que está legal no país. Assim como qualquer outro estrangeiro em qualquer outro país. E nessa hora não adianta certidão de casamento, de nascimento dos filhos, CNH, nada. Ou é o RG ou é a certidão do Ministério das Relações Exteriores com a titularidade da igualdade de direitos e as duas coisas estavam em casa. Resultado, o atendente não queria fazer o check in. Conversa para cá, conversa para lá o atendente chamou o supervisor e ele disse: "Pode fazer o check in, mas deixe as malas em standby até que vocês passem pela Polícia Federal". Isso significava que as malas não seriam embarcadas no avião até que a situação fosse resolvida.
Primeira etapa vencida, dali saí para pegar o RG da minha esposa em casa, pensando no trânsito fácil que peguei na ida ao aeroporto. Deixei a digníssima e os filhos acomodados em um restaurante e corri para o táxi (quase esqueci as chaves de casa). Na hora que eu coloco os pés para fora, no guichê da Guarucoop, a segunda surpresa. Chovia cântaros, tipo, chuva com trovoadas e o escambau. Pensei comigo, "E agora? E agora?". Decidi arriscar e ir. Eram 18:30 e o vôo era só as 22:30. Entrei no táxi e fui embora. Na saída do aeroporto, aquela baita chuva. Falei da minha aflição para o motorista mas pedi que fosse devagar pois a última coisa que precisava naquele momento era um acidente. Surpreendentemente a chuva deu uma trégua no momento que entramos na marginal. Resultado, consegui ir até minha casa e voltar em exatos 60 minutos e as 19:30 estava de volta no aeroporto. E tudo isso graças a chuva da manhã que fez com que o trânsito fosse praticamente inexistente nessa hora que é de rush e graças ao motorista do táxi que foi me tranquilizando pelo caminho todo para que eu não tivesse um enfarte e graças a São Pedro que deu a trégua no dilúvio que assolou São Paulo.
Com o documento em mãos, passamos rapidamente pelo guichê da PF. De fato, pediram o RG dela e as certidões de nascimento das crianças pois no passaporte não tem o nome dois pais. Sem isso certamente enfrentaríamos problemas. Dali fui para o guichê da Air Canada e pedi para que as nossas malas fossem finalmente embarcadas no avião.

Encerro esse post por aqui, depois conto sobre a viagem e o landing.

Conclusões:
1) Vou grampear o RG da minha esposa ao passaporte dela para não ter mais esse tipo de 'problema'.
2) Se tem filhos, tire o RG deles ou leve as certidões de nascimento das crianças para demonstrar o vinculo familiar.
3) Compre um carrinho daqueles para carregar bagagem para levar as caixas de um lado para o outro. Suas costas agradecem.
4) Faça a selagem das caixas com aquele plástico transparente ao chegar no aeroporto. Apesar de serem de papelão reforçado, constatei que as caixas teriam se desintegrado.

Der Doppelgänger.

Sunday, January 9, 2011

Orbitz

YVR - GRU no dia -09/Abril por USD 693 + taxes and fees, one-way trip. Not bad, eh? A Orbitz é a que eu tenho cotado e tenho consistentemente conseguido as melhores tarifas. Até mesmo derrubando aquele mito de que os vôos pelos EUA acabam ficando mais baratos do que os direto para o Canadá.

Alguém tem algum outro site com melhores tarifas para compartilhar?

Der Doppelgänger


Editado 10/Jan:
Pensando na Ma, fiz a seguinte cotação:
One-way, pela Orbitz , GRU->YVR no dia 09/Abr, 2 adultos:
-United (via ORD): USD 1146 + taxes & fees
-Korean (via LAX): USD 1251 + taxes & fees
-Air Canada (via YYZ): USD 1789 + taxes & fees

Thursday, January 6, 2011

Bon Voyage

Embarcamos no dia 11/01. Faremos uma pequena parada em Toronto juntamente com o landing e depois seguimos para Vancouver. Íamos viajar no dia 26/12, mas a caçulinha pegou uma pneumonia braba bem antes do Natal, o que fez com que mudássemos nossos planos por motivos óbvios. Ela já está recuperada e dando uma "engordadinha" na casa da Vovó para poder enfrentar bem o frio que nos espera. Enquanto isso, estamos montando as malas e preenchendo os formulários B4 e B4A.

Em relação aos formulários, estou montando uma planilha excel mesmo com os itens. A última coisa que eu quero fazer é ficar preenchendo documentos à mão. Estou priorizando os itens que eventualmente poderiam dar problema de impostos na alfândega, tais como eletrônicos e objetos de valor (anéis, colares, brincos). O resto vai genérico mesmo do tipo "livros", "álbuns de fotos", "jogos de jantar", "caixa com brinquedos infantis", "roupas masculinas", etc. Afinal de contas, quem irá cobrar imposto de importação sobre um álbum de fotos de família? Ou das minhas cuecas usadas?

Passagens compradas via Orbitz. O aluguel do apartamento temporário já está arranjado. O seguro saúde já está comprado. Os cartões de crédito do HSBC estão esperando lá com a nossa host family. Estou levando a documentação das crianças (traduzida) para procurarmos escola e com isso definirmos o bairro onde iremos procurar casa/condo. Já compramos um vesturário básico para a chegada (second skin, meias, luvas, um fleece leve, etc).

Mando mais notícias quando chegarmos.

Der Doppelgänger

P.S.: A foto é do SS Calgaric