Thursday, November 13, 2008

And The Saga Begins

Inicio esse blog para registrar nossa possível ida ao Canadá. Tenho 38 anos, formado em engenharia, casado e tenho dois filhos de 5 e 7 anos. Os motivos?

1) Um futuro melhor para as crianças, sem violência. Fico pensando o que será da minha sanidade quando eles forem adolescentes saindo de casa à noite, por exemplo. Não é questão de confiar no taco da educação, de dar a estrutura correta, etc. É questão de estatística e de exposição ao risco. Não que no Canadá não tenha violência, mas o risco é menor que numa cidade como São Paulo. Concordam? Então para que abusar da sorte?

2) Poder ocupar a mente com coisas úteis e produtivas. Se você conversa com um paulistano, ele vai falar do trânsito péssimo, da fechada que tomou, que ficou em casa no fim de semana por causa do medo de assalto no cruzamento ou que foi assaltado ou que ouviu de um amigo que foi assaltado ou que viu um assalto ou de dicas de como se proteger......Isso é vida?
Para que ocupar a mente com esse tipo de coisa se isso não traz valor algum? Eu não quero mais ter que pensar nisso. Quero pensar na minha aposentadoria, curtir a família, no meu lazer sem nenhuma distração ou preocupação adicional.

3) Política (ou a falta de). É preciso falar alguma coisa sobre esse assunto? Num país onde impera a Lei de Gerson e os governantes fazem questão de usá-la todos os dias, não há como se orgulhar em ser honesto. Mais uma coisa, a unanimidade em torno do consenso (Lula), é absolutamente burra.

4) Políticas educacionais (ou a falta de). Mais uma vez, temos um Prezzident que não tem curso superior, faz questão de dizer que não tem e que tem orgulho disso. Me sinto um babaca em ter feito uma faculdade e ter que ouvir essa estupidez sem fim. Isso é um assassinato generacional. Irá demorar algumas décadas até que algum político inteligente (oxymoron alert) perceba essa falha estrutural básica, foque investimentos em educação  e o país comece a dar frutos gerando cidadãos produtivos. Décadas.

5) Justiça (ou a falta de). A justiça permite recursos processuais infinitos. Isso em si já é contraditoriamente injusto pois foge ao propósito que é de prover para todos justiça no tempo adequado. Muito se fala que o sistema é bom assim pois permite que as partes recorram a qualquer tempo, e que a coisa é assim por causa da Constituição de 88 e dos abusos da ditatura, blá blá blá.
Porém o que de fato ocorre é a procrastinação do processo ad infinitum. Portanto, faz-se o errado sabendo-se da tal brecha e de que não haverá punição breve. Hoje, até um ladrão de galinha recorre ao STF. Se o sistema fosse ligeiro, haveria o medo da punição e aí o propósito da justiça seria servido. Portanto, responda rápido. O sistema judicial brasileiro atual, funciona?

Bem, voltando-se ao princípio, o blog servirá como repositório de informações úteis e principalmente reflexões referentes ao meu processo imigratório. Quero que sintam-se à vontade para fazer uso dessas informações e enviar comentários com perguntas, pois farei exatamente o mesmo com os blogs dos outros candidatos.

Será uma longa jornada mas com certeza, worthwhile

No comments: