Thursday, April 19, 2012

Cross-Border Shopping in B.C.


The 2012 federal budget contained some good news for cross-border shoppers as they will soon be allowed to bring back more goods tax-free.
So what are the cross-border rule changes from the 2012 Budget?

Here is a breakdown of the new cross border exemptions for Canadians visiting the U.S:

  • U.S. visits less than 24 hours: the rules remain unchanged.
  • 24 to 48 hours: If you travel to the U.S. for more than 24 hours but less than 48 hours, you will be able to bring back $200 worth of tax-exempt goods. The previous limit was $50.
  • More than 48 hours: If you're out of the country for more than 48 hours, your limit is now $800. Previously, travellers who were out of Canada from 48 hours to seven days were allowed to bring back $400 worth of goods. Travellers gone more than a week could bring back $750.
  • What about alcohol and tobacco? Limits for alcohol and tobacco remain unchanged
  • When do the new rules go into effect? The new limits will go into effect June 1, 2012.

Link to the original article here.

Além das dicas acima, segue a minha experiência fazendo compras em Seattle.

  • Para entrar nos EUA voce precisa de visto americano ou passaporte participante do Visa Waiver Program. Além disso voce precisa do form I-94 (para quem tem visto), I-94W (para quem tem passaporte participante do VWP), taxa de 24 dólares (para quem passa de carro), customs form, fingerprinting e pictures para a família toda. Por causa de tudo isso, não dá para fazer isso no guichê tipo pedágio. Voce tem que descer do carro e passar pelo processo acima de dentro do prédio anexo.
  • Quem é já cidadão canadense e tem enhanced driver's license ou Nexus card, o processo é mais rápido e voce faz tudo de dentro do carro direto nos guichês tipo pedágio
  • Para quem tem passaporte participante do VWP, o ESTA não serve para quem cruza o border via land. ESTA serve só para quem viaja de avião [EDITADO 29/Abr/2014] O ESTA sim funciona para land crossings para portadores de passaportes participantes do VWP. Isso evita ter que ficar preenchendo papelada na mão na fronteira.
  • Ao fazer as compras, guarde todos os receipts organizadamente. Voce vai precisar apresentá-los na alfândega canadense durante a volta caso solicitado. Isso economiza tempo e potencialmente evita um poker face de quem está simplesmente guessing o valor das compras para o border official, o que aumenta as chances de ser pulled para um detailed inspection e ser flagged toda vez que cruzar a fronteira
  • Na ida, recomendo parar na alfândega canadense e declarar laptops e eletrônicos antes de entrar nos EUA, para que isso não entre na sua cota na volta
  • Os principais locais onde fiz compras foram o Seattle Premium Outlets e Burlington Coat Factory em Edmonds, WA.
  • Não se esqueça de que para voltar para o Canadá voce precisa do seu PR card e passaporte canadense (ou enhanced driver's license para quem é cidadão)
  • Em suma, lembre-se que voce terá que fazer dois processos de imigração e alfândegas. Um na entrada nos EUA e outro na volta para o Canadá. Tenha toda a documentação em mãos e não carregue frutas frescas, flores, alimentos in natura, etc.

Valeu a pena? Valeu e muito. Compramos qualidade por preços muito menores que retail e com menos taxes comparado ao Canadá.

der doppelgänger

5 comments:

Lupatinadora said...

Adoooro cross border shopping!

Fiz um post no meu blog e um artigo no OiToronto sobre o tema: http://oitoronto.com.br/19368/aproveitando-ao-maximo-as-promocoes-nos-eua/

Vale à pena usar os serviços de empresas tipo Kinek pra aproveitar as ofertas online!

Paula said...

Oi! Tô em Vancouver querendo ir pra Seattle qualquer fds desses pra conhecer e comprar umas coisas, mas reparei que nos meus permits dizem "do not authorize re-entry", mas isso é pra entrada por fronteiras fora a dos EUA, certo?

Se puder responder, ficarei agradecida. hehe. ;)

Der Doppelgänger said...

Paula,

Meio atrasada a resposta.....Viagem para os EUA a partir do Canadá é considerada viagem internacional e voce tem que passar pela fronteira para re-entrar no Canadá. Espero que voce não tenha ido pois não teria como re-entrar no Canadá.

Jadna Felix said...

Oi Paula,

Meu visto tbm esta com essa msg "NOT AUTHORIZE RE-ENTRY", porem ouvir dizer que posso ir para NEW YORK sem problemas de voltar pro Canada pq NY e Canada tem acordo. Essa informacao esta correta?

Der Doppelgänger said...

Jadna:

Eu creio que a sua informação esteja incorreta e uma vez no Canadá, voce não pode re-entrar com esse visto de estudante.

Voce vai precisar de um outro visto para turismo para poder sair e re-entrar.

Eu pediria mais informações ao CBSA ANTES de sair do Canadá para não ter complicações.

der doppelgänger