Wednesday, May 20, 2009

Dicas - Appendix A – Checklist.

Seguem algumas dicas de como responder ao formulário em questão.

A pergunta foi feita no blog Suando Frio e coloquei as perguntas e minha resposta aqui no meu blog.

Enjoy,

Der Doppelgänger

- - - - - - - - - - - - - - - - - -

01. Esse formulário deve ser preenchido só pelo aplicante principal ou pelos dois?

02. No quadro A. Bank Deposits:

Quadro Bank Deposits

Quadro Bank Deposits

A parte direita do quadro, entendi que deve entrar aqui aplicações como, no nosso caso, Fundos de Renda Fixa, é isso? E Maturity Date refere-se àquelas datas que alguns investimentos possuem que o cidadão só pode resgatar o que investiu depois dessa data, entendi certo?

02. Possuímos dois carros, um quitado e outro financiado. Onde no documento coloco cada um deles?

03. Na última parte, em Liabilities, no item F – Mortgages – preciso colocar novamente nosso apartamento, já que ele entrou no item B – Property? E se precisar colocar, o que coloco em Mortgaged Amount? Só o que falta pagar do financiamento? Porque se for pra entrar isso, vai me quebrar na hora de fazer a conta seguinte (Total Assets menos Total Liabilities).

- - - - - - - - - - - - - -

Respostas:

Oi. O propósito desse quadro é verificar se você tem fundos suficientes para viver no Canadá quando da imigração através da seguinte tabela:

# OF FAMILY MEMBERS FUNDS REQUIRED
1 CAD$10,168
2 CAD$12,659
3 CAD$15,563
4 CAD$18,895
5 CAD$21,431
6 CAD$24,170
7 CAD$26,910

Então na conta final, deve constar um sumário de:

Saldo C/C + Poupança (current e savings) + Investimentos disponíveis (funds) – Investimentos indisponíveis (fundos presos) + Bens (property) + Ações/Metais (stocks, shares, bonds, metals) – Hipotecas (mortgages) – Outras obrigações (carnês, cartão de crédito, dívidas que não entraram na lista acima)

O resultado da conta acima deve ser maior que os valores indicados na tabela.

Para responder às perguntas, deve-se pensar da seguinte forma:

Se você recebesse hoje o visto para o Canadá, quanto em dinheiro você poderá levar se liquidar todas as suas obrigações e transformar todos os bens em dinheiro?

Vamos às suas perguntas:

1. Depende de como você declarou o regime de comunhão de bens. Se vocês declararam união estável, os bens são comuns, portando um formulário bastará. Se vocês não declararam união estável, o que não acho que tenha sido o caso, um formulário para cada um mas aí acho que vocês teriam que abrir dois processos de imigração, um para cada um.

2. Correto. Current & Savings é saldo disponível em conta corrente e poupança, ou seja, liquidez imediata. A parte de fundos e maturidade são fundos de renda fixa, fundos de ação e quando eles estão disponíveis. Alguns fundos de CDB por exemplo, não podem ser resgatados antes de um ano. O importante num fundo de renda fixa é a liquidez rápida e isso é o que importa para o governo Canadense, portando indique isso no maturity date.

3. O carro quitado em Property. Quanto ao carro financiado, creio que dependa dos termos do financiamento. Se você parar de pagar hoje, voce perde 100% do carro? Então ele entra como obrigação em mortgage. Ou voce recupera parte do financiamento pago? Então a parte recuperável entra em properties. O restante da obrigação/parcelas a serem pagas em mortgages.

4. Apartamento, use a mesma metodologia. Se você parar de pagar o apto hoje, voce recupera parte do investimento?

Espero que tenha ajudado.

Abraço e boa sorte.

1 comment:

Anonymous said...

Oi Der Doppelgänger!

Já faz um tempinho que enviei toda a documentação. Confesso que já nem lembro exatamente como preenchi tudo. Mas valeu pelo post e pela citação ao Suando Frio, tenho certeza que vai ajudar em muito o pessoal que está começando o processo.

Abração,
Casão.