Wednesday, December 15, 2010

Perguntas Práticas

Uso o blog para fazer duas perguntas práticas de quem já foi e passou pelo processo de landing. As duas perguntas são referentes a dinheiro.

Pergunta 1: Proof of funds durante o landing.
Existe uma quantia mínima que deve ser comprovada para que voce possa passar os primeiros meses no Canadá por conta própria. Claro que esse valor mínimo pode ser comprovado apresentando-se dinheiro em espécie ou traveller cheques para o oficial da imigração. Mas se voce não quiser ficar levando esse tipo de instrumento financeiro, um extrato bancário puxado do internet banking de uma conta no Canadá com o dinheiro necessário, é suficiente para o oficial da imigração?

UPDATE 20/Fev/2011: Compre um mínimo de traveller cheques somente para emergências e leve o seu extrato do banco para mostrar na imigração, se solicitado. Não leve mais que BRL 10,000 ou CAD 10,000 na viagem pois voce terá que declarar porte de valores aqui e lá desnecessariamente.

Pergunta 2: Venda de apartamento após o landing.
Após o landing feito, eu pretendo vender um imóvel que tenho no Brasil e eventualmente transferir o dinheiro para o Canadá para a compra/financiamento de um outro imóvel lá. Como transferir eu sei. Devo pagar os 15% sobre o ganho de capital entre o valor declarado no IR e o valor da venda e fechar o câmbio em um banco para o envio do dinheiro. Mas como fazer com que eu não pague imposto sobre o valor transferido que vai "aparecer" na minha conta no Canadá? Devo declarar alguma coisa durante o landing no "Goods to follow" list do tipo "Proceedings of an apartment sale in Brazil of CAD xxx, converted at a rate of CAD 1 to BRL 1.7"? Ou isso deve ser declarado quando da primeira vez que fizer a declaração de imposto de renda no Canadá? Ou nem uma coisa e nem outra?

UPDATE 20/Fev/2011: Nada disso é declarado na alfândega ou na imigração. Voce vende o apartamento, comprova a origem e pronto. O importante para não pagar impostos é a procedência do dinheiro. Tanto na transferência daqui para lá quanto no valor lá. Claro que voce deve pagar ganhos de capital se houver diferença entre o valor no IR e o valor final de venda.


Aguardo respostas e contribuições.

Der Doppelgänger.

1 comment:

Anonymous said...

Quando fiz o landing em Toronto, em agosto deste ano, levei comigo algum dinheiro extra (dividido entre traveller checks, visa money e dólar americano, que troquei para canadense dentro do aeroporto). Mas a quantia mínima exigida pelo governo canadense já estava depositada no HSBC Canada.

A oficial de imigração pediu a comprovação de fundos, eu mostrei o papel que a agência brasileira me deu quando fez a transferência e foi o suficiente. (Tive que fazer o money transfer pois ainda não tinha acesso à conta canadense. Não faça o mesmo, pois a cotação do dólar te penaliza.)

Também tinha levado uma carta da minha gerente no Brasil dizendo quanto eu tinha transferido, mas a oficial de imigração nem quis ver.

Acho, pelos relatos que li, que o grau de exigência pode variar de oficial para oficial. O ideal, imagino, é ter o extrato da conta canadense.

P.S. Não vi vantagem em usar o Visa Travel Money. Nos lugares que fui, ninguém aceitava. Só serviu para sacar algum $ no caixa dos bancos.