Sunday, February 20, 2011

Celular No Canadá - 7-Eleven Speakout Wireless


Descomplicado e flexível. É o que eu posso dizer dessa operadora. "Mas a 7-Eleven não é uma loja de conveniência?" voce deve estar se perguntando. Realmente é, mas ela convenientemente também opera uma rede de celular pré-pago no Canadá.
Tenho visto diversos posts com as pessoas comprando um celular e se amarrando em planos de 3 anos. E em muitas vezes arrependendo-se depois por não ter lido as letras pequenas, por despesas imprevistas, mau atendimento e insatisfação com o serviço prestado.
A 7-Eleven Speakout é uma MVNO. O que significa na prática que ela utiliza a rede de um terceiro para prestar o serviço. No caso do Canadá é a Rogers e nos EEUUAA é a AT&T.
A coisa é muito simples. Cada minuto custa CAD 0.25/min para ligações locais para fixo e para celular, o que serão 99% de suas chamadas. Chamadas de longa distância para qualquer lugar dos Canadá e dos EEUUAA custam CAD 0.20/min a mais. Não se paga nada para receber ligações. Chamadas 911 custam CAD 1.25/min. Chamadas para números 0800 são cobrados os CAD 0.25/min. Os créditos valem por 360 dias e assim que voce coloca mais crédito voce tem mais 360 dias para utilizar o saldo no telefone.
Voce tem várias features grátis tais como: voice mail grátis, caller ID grátis, system access fee grátis, three way calling grátis, call waiting grátis, incoming text messages grátis. Bom não?
Se voce quiser browsing ilimitado (sem Skype e sem streaming de voz/vídeo incluindo YouTube e similares) custa CAD 10.00/mês. Alguém pode dizer que essas limitações são deal breakers. Mas para quem está na rua e quer usar um Google Maps, navegar na internet, atualizar Facebook, consultar Yelp, é uma baita mão na roda.
Voce pode comprar um pacote de 2500 SMS/mês por CAD 10.00/mês. Se não quiser o pacote voce paga CAD 0.10 para cada SMS enviado. Não se paga nada por SMS recebido. Existem outros pacotes e promoções, que devem ser pesquisados diretamente no site.
A ativação pode ser feita pela internet ou telefone. Voce informa os códigos de ativação e recebe o seu número de celular (não, não dá para escolher). Depois disso voce pode optar em fazer os outros atendimentos ou por telefone ou via internet, onde voce pode adicionar e remover os pacotes que quiser, na hora que quiser. Pela internet é possível agrupar vários telefones em um mesmo perfil, ou seja fica fácil para gerenciar os telefones da família inteira. Mais prático, impossível.
Para comprar o chip, voce deve comprar um telefone junto pois ele não é vendido separado. Mas voce pode depois retirar o chip e colocar em um telefone quad-band que voce tenha trazido do Brasil, por exemplo. No meu caso, foi no iPhone desbloqueado que comprei no Canadá, depois que cortei o chip no tamanho do microSIM chip que é o padrão do iPhone. O requerimento para quem leva o telefone do Brasil e quer usá-lo com a Speakout é que o telefone seja destravado e opere na frequência de 850/1900MHz.
Mas os telefones até que são bem legais e o principal, não existe burocracia nenhuma. Voce vai até um 7-Eleven, escolhe o modelo, paga, ativa e pronto. Já pode sair falando a vontade. Cada telefone já vem com 20 minutos de airtime então é recomendável que voce compre créditos. Se voce comprar no mínimo CAD 50.00 em créditos na hora de comprar o telefone, voce ganha um desconto de CAD 20.00 no aparelho. Então veja só, voce compra um pé de boi Nokia 1661, paga CAD 59.00. Compra CAD 50.00 de airtime e a conta toda fica em CAD 89.00 para falar por 220 minutos, sem burocracia, sem fidelidade e sabendo exatamente quanto vai pagar. Uma maravilha, não?
Claro que os outros planos podem ter outras vantagens e dar descontos incríveis na hora da compra do aparelho. Mas nada na vida é de graça, pense bem. Acho que se colocar tudo na ponta do lápis, esses três anos acabam saindo bem mais caro que o aparelho mais o valor pago pelos minutos. E para quem chega sem conhecer nada e quer só falar sem se preocupar, a 7-Eleven Speakout eu considero a opção mais atraente.

4 comments:

Anonymous said...

Olá , gostaria de saber se este tel. comrado na seven eleven vale a pena para ligar e receber ligações do Brasil. Estou indo agora em julho pro Canadá e estou vendo a melhor forma de telefonia para um mês. bj e obrigada

Der Doppelgänger said...

Olá. É um celular normal e funciona como se deve para receber e fazer ligações. Como o crédito dura 360 dias, voce mantém a linha ativa e pode "portar" o número depois. O que voce deve observar é: a) área de cobertuda, b) talvez usar um cartão de chamadas para fazer chamadas internacionais (vc disca para um 0800 local ao invés de pagar a tarifa de ligação internacional). c) pesquisar outras opções como Telus, Rogers, Fido, etc. Para mim foi o que foi mais prático. Só entrar num 7-Eleven e sair falando.

der doppelgänger.

Anonymous said...

Eu comprei apenas o chip, pois já tenho aparelho, além disso adicionei os creditos mas a minha internet não funciona. O problema esta acontecendo em um Iphone 5, você sabe pq?

obrigado,

Der Doppelgänger said...

Olá Anonymous, obrigado pela visita.

Entendo que o seu iphone seja unlocked e que voce tenha comprado voz+dados (ou o data add-on). Caso sim, tire o chip, desligue o fone, ligue novamente e recoloque o chip e veja se vem uma mensagem para atualizar o carrier settings.

Se o que voce fez acima não funcionou, siga as instruções desse link aqui:

http://themainframe.ca/2012/08/iphone-on-7-11-speakout-great/

Good luck!

der doppelgänger