Thursday, October 29, 2009

O Afeganistão É Aqui

Afeganistão aqui no Brasil? Como assim? Bem, descobri hoje que muito pouco nos separa do Afeganistão. Mas muito pouco mesmo. Afeganistão, país afastado no meio do nada e que só se ouve falar por causa de carros-bomba e gente morrendo no meio da rua sem razão. Alguém poderia indagar "Ah...é por causa da violência.". Violência hoje que se banalizou e já não nos espanta ou nos assusta mais.

Mas parecemos com o Afeganistão dos Talebans não por causa disso. Mas sim por causa de um episódio ocorrido na Uniban de São Bernardo do Campo, no dia 22. Vi no blog Boteco Sujo e no Vírgula News.

Aparentemente, o fato de uma universitária ter ido ao campus de minissaia, causou um mega-tumulto na população masculina. A coitada teve que ser removida do campus escoltada pela PM e sob o coro de "puta, puta". O secretário-geral (???) da universidade me sai com as seguintes pérolas:

"A aluna veio trajada de uma determinada forma e isso provocou os alunos”, declarou o secretário ao Virgula. Perguntado se a Uniban acha que isso justifica a agressão à aluna, o secretário foi contraditório. Inicialmente disse que “ela deu causa, ela deu motivos”, mas logo em seguida amenizou: “Também não era motivo para tanto alvoroço”."

O Boteco Sujo também falou com um (des)estudante da universidade que me saiu com mais essas outras pérolas:

"Uma fala do aluno com quem conversei resume o clima daquele ambiente universitário:
— Eles estavam errados em querer estuprar a mina, mas ela provocou, né, véio?
Então...Então?
— Então talvez ela merecesse."

Só faltou a PM bater na moça por desacato generalizado ao pudor físico, moral, mental e transcendental.

Então a solução para isso é: burqa para todas as mulheres. Assim elas esconderão todas as suas partes pudendas (dedinho do pé, por exemplo) a situação descrita acima nunca mais irá ocorrer. Se a estória acima tivesse ocorrido no Afeganistão, confesso que não ficaria surpreso. Mas aconteceu aqui, em São Bernardo do Campo, numa universidade.

Isso só mostra uma coisa. Esse pessoal que está nessa dita (des)universidade, formará a elite desse país (estatisticamente falando, claro) em uns 10 ou 15 anos. Ou seja, a minha geração que já estava bem longe de usufruir de algum benefício de uma sociedade mais justa, agora está mais fodida ainda. A geração dos meus filhos também. Talvez os meus netos tenham uma chance um pouco melhor......ou abandono tudo isso e recomeço minha vida num lugar onde pelo menos os meus filhos possam construir algo sem ter que se preocupar com burqas.

Tuesday, October 27, 2009

Education in Canada


If you are planning to migrate to Canada, then it would be wise to know about the education prospects that the country has to offer. No matter whether you are moving to Canada under a Student Visa or migrating with your family, you must clearly understand the educational facets of Canada for yourself or your kids, whom so ever is applicable.

You would be glad to know that the Canadian government offers free of charge education to every child at School level. It is highly subsidized for citizens and immigrants at post schooling levels. As an immigrant, it is essential to arrive with all the necessary documents including the previous transcripts, documents on courses studied in the home country and so on. It would be a calculating decision to consult an Immigration expert and know more on the child education benefits and other mandates associated with it.

Canadian education has always been applauded for its premium educational institutions, diverse range of courses and premium faculty. If you have kids and you are planning to enroll them in a Canadian school, ensure that your child remains away from the fear of anxiety and understands the culture of Canadian schools and classrooms in advance.

Choosing the right school forms another critical element when it comes to providing the right education to your child. You can opt for a public institution, a private educational institution or faith-based schools. For post-secondary education, the choices are available in the form of Formal training (Skills), Community College, and Universities.

Know that the schooling year in Canada commences somewhere around August and September. So make your plans accordingly.

Source: Abhinav Blog

Reflexões


O meu processo já já vai completar dois anos. Creio que no primeiro semestre de 2010 seremos chamados para os exames médicos e emissão dos vistos. Notaram a minha alegria?

A pergunta é: e depois?

O fato é que as premissas iniciais que me levaram a iniciar o processo se mantêm. O plano para chegar lá é que mudou um pouco.

A economia brasileira está melhorando a cada dia. Ainda mais com a estória de Copa do Mundo em 2014 e Olimpíadas em 2016. Tenho esperanças que em 10 anos, o Brasil será um país um pouco melhor para se morar.

Também saí do meu antigo emprego em Janeiro e logo consegui um outro muito bom onde tenho chances concretas de crescer e me desenvolver profissionalmente. Isso faz com que eu pense um pouco se realmente vale a pena parar tudo e recomeçar tudo de novo.

Mas uma coisa não me sai da cabeça. Apesar do desenvolvimento econômico, as iniciativas e investimentos em educação são absolutamente pífios. O que isso significa para mim é que teremos muito dinheiro em circulação, muitos investimentos serão feitos mas muito disso será desviado para financiar a corrupção. E não será um crescimento sustentado por um povo educado.

Outra coisa que não muda são os políticos. Eu não me sinto representado por esses que estão aí. Ou seja, cidadania é uma coisa inexistente. E isso não é algo que uma Copa do Mundo ou uma Olimpíada irão resolver.

Portanto, o negócio é ir embora mesmo.

Creio que terei ao menos 12 meses depois da emissão do visto e primeira entrada para tomar a decisão de imigrar ou não.

Nesse meio tempo, tenho planos de fazer uma viagem de reconhecimento com a família em Julho do ano que vem para preparar os espíritos para uma potencial mudança.

Dá um frio na barriga....

Alguém tem algo a compartilhar nesse sentido?